quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A Importância de Limpar a Pele do Rosto




A Importância de Limpar a Pele do Rosto




A limpeza do rosto tem que se lhe diga! É fundamental para remover a maquilhagem e todas as impurezas que se acumulam ao longo do dia para além de preparar a pele para os cuidados que vamos utilizar de seguida.

Isto significa, muita atenção, que a limpeza do rosto deve ser o primeiríssimo passo da nossa rotina de cuidado da pele!!!! E vão ver como é boa a sensação de aplicar os produtos e sentirem a vossa pela completamente limpa. Portanto, caso saltem este passo deixem a preguiça se querem ficar belas para sempre!!

A limpeza da pele pode até ser feita em dois passos: uma pré-limpeza com água micelar, óleo ou balsamo para desmaquilhar o rosto e uma segunda limpeza na qual é retirado algum resíduo oleoso deixado pela primeira limpeza e são eliminadas as impurezas acumuladas ao longo do dia.

Existem inúmeras (inúmeras!!!!!) opções de escolha neste campo! Inúmeras texturas, inúmeros cheiros! Óleos, bálsamos, águas micelares, cremes, mousses, geles, leites, tudo! Tudo para satisfazer as necessidades e preferências de cada um.

Em relação aos óleos e aos bálsamos, a eficácia da sua utilização é facilmente explicável pela máxima “semelhante dissolve semelhante”. Estes solubilizam as impurezas oleosas e, quando em contacto com a água, formam uma emulsão fácil de remover.

Passando a exemplos!

O Gelée Fondant Demaquillant da Clarins (absolutamente inacreditável), o Take the Day Off da Clinique, o óleo de limpeza da Caudalie e o Camomille Silky Cleansing Oil da Body Shop são opções muito boas de óleos de limpeza, frequentemente usadas cá em casa, enquanto o Take the Day Off da Clinique, o Creme Douce Demaquillant Anti-Polluition da Clarins e o Camomille Sumptuous Cleansing Butter da Body Shop são ótimos para quem prefere o luxo e a riqueza de um bálsamo.











Em relação às águas micelares, não esqueçam (por favoooooor) que tem de ser removida do rosto porque a sua formulação contém detergente e por esse motivo não é recomendável que fique em contacto com a pele (não acreditam? Agitem para ver se não faz espuma!). Boas opções? A Fresh Cleansing Water da Youth Lab, Sensibio H2O da Bioderma (se tiverem a pele mesmo muito oleosa optem pela Sébium H2O da mesma marca), Hydrabio H2O da Bioderma, Eau Demaquillant Micellaire da Nuxe, Eau Micellaire Thermale da Uriage, entre outras.





Deixando a pré-limpeza para trás, o produto para limpar a pele que escolherem deve não ser só do vosso agrado em termos de aroma e textura mas deve também ser adequado ao vosso tipo de pele.
Começando por quem gosta de fazer a limpeza do rosto com água, a Clarins por exemplo apresenta uma gama de mousses, chamada Doux Nettoyant Moussant, adequada aos diferentes tipos de pele. O Gel Nettoyant Purifiant da Nuxe é absolutamente maravilhoso e uma ótima opção para as peles mistas e também a Youth Lab tem os seus Daily Cleansers maravilhosos adequados aos vários tipos de pele. Não esquecer a Mousse Nettoyant Fleur de Vigne da Caudalie que é uma autêntica delicia, assim como a Mousse Demaquillant da Filorga. Existe uma infinidade de opções neste campo, mas estes são os de eleição. Para já!








Para quem prefere uma limpeza sem água existem então os leites de limpeza (que devem ser seguidos de um tónico) não consistem numa limpeza sem enxaguamento e acabam por esse motivo por dar mais conforto à pele (sendo por isso muitas vezes os favoritos das peles secas). Existem também leites desmaquilhantes adequados aos vários tipos de pele, embora aqui o leque de opções não seja tão vasto. Mais uma vez a Clarins brilha, tendo um leite desmaquilhante para peles mistas/oleosas e um para peles secas. Entre outros, o Demaquillant Confort da Lierac é um bom produto assim como o Lait Demaquillant Confort da Nuxe. Estes dois leites dão para todo o tipo de peles sendo especialmente indicados para as peles secas.




Finalmente, existem os tónicos. Dispensáveis na opinião de uns, incontornáveis na opinião de outros. Eu pertenço claramente ao segundo grupo. Em primeiro lugar, esqueçam os tónicos secantes. E-S-Q-U-E-Ç-A-M. Porquê? porque estes tonicos por norma sao à base de alcool, o que pode ser irritante e até pró-inflamatório, secando a pele de todas as maneiras. Erradas. A utilização de um tónico é importante porque este vai repor o filme hidrolipídico da peçe que é removido aquando a limpeza, porque protege da ação da poluição, fecha os poros e porque é um bom desinfectante. Voltando à Clarins, gosto especialmente das suas Lotion Tonique por serem precisamente isentas de álcool.



Pessoalmente, gosto de intercalar o tónico habitual com um tónico esfoliante. Estes tónicos são esfoliantes químicos que recorrem a ácidos em baixas concentrações como o ácido glicólico e ácido salicílico, entre outros e servem potenciar a renovação celular, prevenindo assim manchas e reduzindo as imperfeições, para além de serem excelentes em termos de anti-envelhecimento.
Bons produtos? Glow Tonic da Pixi contém 5% de ácido glicólico e é maravilhoso para usar dia sim, dia não, assim como o Alpha H Liquid Gold. A Lotion Tonique Eclat da Lierac está muito bem conseguida e os Clarifyng Lotion da Clinique são adequados aos diferentes tipos de pele e todos contém ácido salicílico (será provavelmente a próxima aquisição uma vez que já tenho o da Pixi e o da Lierac!).




Para finalizar e muito importante! Esqueçam as toalhitas desmaquilhantes da vossa vida! Esqueçam, apaguem, eliminem! Só são para usar em SOS e num SOS muito grave!






Espero que a partir de agora limpem religiosamente a vossa pele!




J.

Sem comentários:

Enviar um comentário