terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Biscoitos LowFat


Mais um dia em que me lembro que uns biscoitos ou bolachas caiam mesmo bem à hora do chá de cidreira de que tanto gosto. 
Mas afinal quem deixou acabar os biscoitos de chia?! 
Porquê que só há Bolacha Maria no armário?! 
O que vale é que o FOOD existe para nos resolver tudo. Lá fui pesquisar uns biscoitos que não estragassem muito a dieta e que tivessem gengibre pelo meio, só de imaginar o cheirinho a natal que poderia ficar em casa, enquanto estivessem no forno, fez-me querer muito (MUITO) que o gengibre estivesse presente. 
Encontrei umas bolachas ditas Low Fat com gengibre e decidi que era isso mesmo que ia tentar fazer.






A receita é super fácil de seguir e para variar, lá tive que trocar qualquer coisinha. Leva dois copos de farinha, usei um de aveia e um de farinha integral para bolos, duas colheres de bicarbonato de sódio, uma pitada de sal, três fatias generosas de gengibre fresco que depois foi triturado na Bimby, uma colher de chá de canela, duas colheres de sopa de manteiga, meia chávena de mel aquecido, dois ovos grandes inteiros e metade de uma chávena de puré de maçã.
Não usei qualquer tipo de açúcar e também não usei o puré de maçã, em vez disso usei um Essencial da Compal de sabor a pêssego. Os ovos também era suposto usar só as claras, mas como não vi utilidade para as gemas acabei por usa-los inteiros. 



A consistência da massa ficou maravilhosa, fofa e cheia de bolhas como eu gosto, parecia uma mousse.
Foi só untar uma folha de papel vegetal e colocar por cima pequenas bolinhas desta massa, com a ajuda de duas colheres de chá. Decidi não espalmar muito a massa para ver como ficaria o resultado final.



Pré-aqueci o forno a 180 graus, coloquei lá dentro estas pequenas bolinhas e esperei quinze minutos.
Tal como desejei, rapidamente a casa ficou com um cheirinho quente a natal, um aroma a gengibre e canela delicioso.
E quinze minutos depois lá estavam as minhas bolachas, um pouco diferentes do formato típico de bolacha, mas uma maravilha.



Alouradas e macias, decidi servi-las como se fossem scones, com manteiga e doce. 
Acompanharam mesmo bem o meu Chá de Cidreira. 

Sem comentários:

Enviar um comentário