sábado, 4 de março de 2017

Leite Dourado

Muitas pessoas nos têm enviado mensagens a perguntar como se faz o famoso e MUITOOOOO delicioso, leite dourado. 
É tão simples que apetece ir já fazer um.
As receitas que vou aqui partilhar são as minhas, as que faço praticamente todos os dias ao pequeno almoço, mas há inúmeras versões deste leite que podem adaptar ao vosso gosto.








Começamos então por ter uma pequena panela para pormos no fogão. Costumo usar uma pequena porque chega perfeitamente para a dose que gosto de fazer.


Vamos precisar de :



  • Açafrão em pó
  • Moinho de pimenta preta
  • Pau de Canela
  • Noz Moscada
  • Leite

Dentro dessa panela vamos por uma colher de café, bem cheia, de açafrão em pó, a mesma medida de pimenta preta moída (se possível moída na hora), um pau de canela  e uma colher de café mal cheia de noz moscada. Antes de acender o fogão vamos colocar metade da caneca de leite. Costumo usar o leite de soja ou de arroz ou mesmo o de aveia. 
Posso dizer-vos que com o leite de soja com sabor a baunilha fica de chorar por mais.




Com estes ingredientes acendemos o lume e deixamos ferver enquanto vamos misturando. Quando começar a levantar fervura adicionamos o restante leite e apagamos o lume. 

Mexemos mais um pouco e podemos passar por um coador ou directamente para a caneca.
O nosso leite dourado está pronto a beber.




Há mais duas variações desta receita que adoro fazer.

  • Curcuma Fresca
  • Moinho de Pimenta Preta
  • Pau de Canela
  • Gengibre Fresco
  • Leite
A curcuma fresca é um bocadinho mais difícil de encontrar que os belos saquinhos de açafrão em pó. Caso não encontrem ou não tenham em casa podem usar o pó medindo com uma colher de café bem cheia. O mesmo acontece para o gengibre.
Cortamos uma fatia grossa de curcuma, outra igual de gengibre e ralamos. Usamos uma panelinha e pomos a curcuma, o gengibre, o pau de canela e uma colher de café mal cheia de pimenta preta.
Deitamos meia canela de leite e acendemos o lume, mexendo bem até ferver. Assim que comece a ferver, juntamos o restante leite e apagamos o lume. Neste caso é melhor passar a mistura pelo coador por causa dos pedacinhos de curcuma e de gengibre que poderão vir atrás e fazer alguma confusão. Está pronto a servir e a beber bem quentinho. 

E esta ultima versão é a mais engraçada por não se tratar de um leite mas sim de um chá.
Vamos precisar:

  • Açafrão em Pó 
  • Gengibre em Pó
  • Moinho de Pimenta Preta
  • Pau de Canela
  • Chá acabado de fazer
Primeiro vamos fazer o chá. Normalmente uso o Organic Chai da Tazo, pois tem um sabor a Gingerbread maravilhoso. 




Depois do chá estar feito, vamos adicionar a uma panela nova, todos os ingredientes, uma colher de café bem cheia de açafrão, outra igual de pimenta preta moida, um pau de canela e uma colher de café mal cheia de gengibre. Adicionamos meia caneca de chá e levamos ao lume até ferver, nunca esquecendo de ir mexendo tudo muito bem. Quando ferver, adicionamos o restante chá e fechamos o lume. Podemos passar ou não a mistura no coador e podemos também adicionar umas pequenas colheres de leite para fazermos um Chai Latte. O objectivo é também beber bem quentinho. 
Todas estas bebidas são uma delícia principalmente para estes dias frios que ainda teimam em não nos largar. 

Se nesta altura se estiverem a questionar sobre a presença constante da pimenta preta, é porque, aliada ao açafrão, esta vai ajudar a que a absorção dos seus princípios activos seja maior.  É uma mistura muito utilizada na medicina Ayurvédica e  na Fitoterapia como anti-oxidante, anti-inflamatório e anti-carcinogénico. 

Caso achem que estas misturas não são doces o suficiente, para não estarem a adicionar açúcar, podem sempre utilizar uma colher de café de mel ou de geleia de agave. Tentem não utilizar açúcar de coco, se o objectivo é cortar nos açucares, para além de ser açúcar na mesma é muito vazio em termos nutricionais. 




É DELICIOSO!!!!


F.

2 comentários:

  1. Desconhecia, mas já anotei, deve ficar muito bom mesmo :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Liliana, depois diga-nos se gostou quando experimentar.
      Beijinhos.

      Eliminar