quarta-feira, 14 de junho de 2017

Bolinhas de Figo

No meio de um dia normal de compras para casa, apaixonei-me por um saquinho de figos secos da seara. Tinham tão bom aspecto que era impensável não os trazer comigo.
O problema foi que não os queria comer por comer, queria fazer algo interessante.



Assim que me pus a pesquisar receitas que incluíssem figos secos, descobri o mundo das famosas bolinhas energéticas.
Era obvio que tinha que experimentar!!!! Bolinhas que fazem lembrar brigadeiros, com os figos secos de melhor aspecto do mundo e que ainda por cima prometem ser saudáveis ?! É ISSO MESMO!!!!




A receita em si parece não ter qualquer tipo de dificuldade. Só foi preciso uma pequena lista de ingredientes cinco minutos para ter tudo pronto.


  • 200g de figos secos (seara)
  • 1 colher de sopa cheia de cacau em pó (magro)
  • 2 colheres de sopa de geleia de agave (ou mel)
  • 90g de mistura de frutos secos (ou apenas de um tipo de fruto seco á escolha)
  • 1 pitada de sal grosso
  • Coco ralado, frutos secos triturados quase em pó e Cacau em pó para envolver




Comecei por picar a mistura de frutos secos, usando um daqueles saquinhos que costumam ser vendidos para pequeno almoço ou snack. Têm sempre uma óptima seleção e variedade de frutos secos em apenas 200g. 
Depois foi a vez de adicionar os tão desejados figos secos, as colheres de cacau e a geleia de agave, triturar tudo muito bem, adicionar uma pitada de sal grosso e esperar até se formar uma pasta. 
Com a pasta feita foi só tirar pequenas doses com uma colher de sobremesa, fazer bolinhas passando-as depois no cacau em pó ou no coco ralado ou mesmo num bocadinho de frutos secos triturados. A ideia foi criar algumas diferentes para não serem todas exactamente iguais e com o mesmo sabor.
Juro que demorei menos de 5 minutos a fazer tudo isto, é mesmo super fácil.



Depois de prontas é só colocar no frigorifico e esperar uma a duas horas para que ganhem uma consistência semelhante a um bombom. 
OBVIAMENTE que não são para comer todas num dia só.... Mas é uma opção muito boa para manter dentro de uma caixa no frigorifico e ir petiscando como sobremesa ou como um snack. 
Apesar do aspecto delicioso e gordinho, estas bolinhas são mega saudáveis, sem nenhuma adição de açúcar. 

Vão experimentar? 







Sem comentários:

Enviar um comentário