domingo, 18 de junho de 2017

Verão: Uma Óptima Altura para Vos Sensibilizar para a Proteção Solar!

Há tanta mas tanta coisa a dizer sobre proteção solar e é tão importante que usem que quase nem sei com começar este post. Aliás, ando há semanas a fio a escrever-lo este post! Ainda assim fiz tudo para fazer um post curtindo para não ser (tão) chata,

O sol tem uma importância imensa nas nossa vida pois, entre outras coisas, influencia a nossa aparência física, o nosso estado psicológico e tem um papel fundamental na síntese de vitamina D. 



É, no entanto, muito importante sensibilizar as pessoas para utilizarem proteção solar todo o ano porque a radiação solar é um perigo constante, responsável, a curto prazo, por eritema e queimaduras solares e a, longo prazo, pelo fotoenvelhecimento e cancro de pele. Por isso, minhas almas, usem protector solar SEMPRE! Sempre é sempre, não é só no verão. Faça chuva, faça sol, mesmo que não vão à praia, não interessa. Usem! Estou sempre a escrever o mesmo, já sei.


E não há desculpa que vos valha! O típico protetor solar que deixava a cara toda branca e besuntada já era, e hoje em dia as fórmulas são tão diversas que podemos escolher um protetor que corresponda ao nosso tipo de pele, com o fator de protecão à escolha, com filtros químicos (os novos com triazonas e triazinas ou com fórmulas clássicas) ou com filtros físicos (com nanotecnologia, micronizados ou com fórmulas clássicas) e por aí fora. 


Por tudo isto, hoje venho dar uma mãozinha e explicar como é que os protetores solares funcionam, como descobrir o melhor protetor solar para vocês e, claro, falar-vos dos meus favoritos.




A radiação solar não é toda igual. A radiação UVA é a radiação que interfere de forma mais profunda na pele, que leva ao fotoenvelhecimento e provoca danos mais facilmente a nível do DNA. A radiação UVB, apesar de atingir apenas a camada mais superficial da pele, provoca os famigerados escaldões. É, ainda, importante referir que a radiação solar que atinge o nosso planeta é extremamente complexa e não se resume apenas a radiação UV, existem estudos que demonstram que a aparentemente inofensiva luz visível pode afectar a fisiologia da pele, assim como a radiação infravermelha.



O valor de SPF mencionado nos protetores solares diz respeito à proteção contra os raios UVB. Não deverão ser utilizados factores de proteção inferiores a SPF15 e não existem benefícios comprovados em proteção superior a SPF50, por isso procurem um protetor dentro destes valores, tendo sempre o cuidado de o reaplicar a cada 2h. O problema é que, apesar de bloquearem uma grande quantidade da radiação, isto não diz nada da proteção UVA. E é muito importante que os produtos que usarem protejam contra UVA e UVB por isso, se o protector não tiver aquele circulo em torno da palavra UVA é para descartar. Simples assim. Apesar de existirem alguns sistemas de classificação de UVA estas não estão legisladas, mas a lei Europeia refere o rácio UVB/UVA, em que a protecção UVA tem de ser pelo menos um terço da protecção UVB. 



Como proteger? Existem dois métodos de funcionamento dos protectores solares. 


Se estes reflectirem a radiação, então são chamados protectores minerais e contêm filtros físicos como o óxido de zinco e o dióxido de titânio, que podem estar na forma normal, micronizados ou em nanopartículas. Como reflectem a radiação, é normal darem um aspecto branco à pele e serem até um pouco difíceis de espalhar, o que até pode ser resolvido se os filtros usados forem os tais micronizados ou nano. 

Os protectores químicos conferem protecção absorvendo a radiação em vez de a reflectir. A nova geração de protectores solares químicos é muito recomendada por dermatologistas e é composta pelas triazinas e triazonas, que são seguras em pele sensível 

Quanto à escolha do protector. O SPF a escolher, sem esquecer um bom rácio UVB/UVA, dever-se-á optar por um SPF30 ou superior, qualquer que seja o tom de pele. Eu aposto no SPF30 porque este já protege de 96,7% da radiação sem dar aquela falsa sensação de segurança do SPF50, que protege de 98,3% da radiação. A segunda coisa a ter em atenção é o tipo de pele, já que hoje em dia existem opções indicadas para os diferentes tipos de pele. Isto significa que uma pele oleosa não precisa de andar toda besuntada e gordurosa por excesso de ativos emolientes e oclusivos na formulação,nem com a pele como uma ameixa mirrada, no caso das peles secas, por falta desses activos. Depois podem escolher se querem com cor, sem cor, mineral, compacto and so on.

Vamos à melhor parte? Produtos!

É, para mim, impossível não começar pelo melhor protector de todo o sempre, o  Sun Screen Velvet da Frezyderm. Alta proteção, cosmeticidade incrível, embalagem linda de morrer. E existe com cor e sem cor, os dois deliciosos, falei deles aqui.




Outro produto incontornável é o UV-Defence SPF50 da Filorga. Este protector solar é indicado como cuidado diário - diário, reparem - anti-manchas e anti-envelhecimento, como cuidado protector após alguns actos estéticos, como peeling, ou como cuidado protector durante a exposição solar. Será o próximo que vou utilizar e certamente será digno de uma review.




Já debatemos antes esta questão: como é que é suposto renovarmos o protector solar de 2 em 2h, como é que o fazemos se passámos pelo menos 15min de manhã a maquilhar-nos? Já existiam algumas formas de protecção solar alternativas como o caso do pincel da Singuladerm que vos falei aqui, mas, recentemente, a apareceu uma outra solução perfeita: spray! No caso falo especificamente da recente novidade da minha adorada Filorga, o UV Bronze Mist SPF50.





Trata-se de um spray aquoso com filtros solares que podemos pulverizar a qualquer momento no rosto, que cria uma espécie de "filme" que, para além da protecção, ainda ajuda a fixar a maquilhagem! Zero desconfortável, perfeito para reaplicar e mesmo para andar na carteira, com a vantagem adicional de ter um cheirinho óptimo!

Como podem ver, já não há desculpa para não se protegerem!

J.

Sem comentários:

Enviar um comentário